sábado, 16 de fevereiro de 2013

Relações Interpessoais e Respeito no Trabalho

Seja no trabalho, na família ou num grupo de amigos, as relações interpessoais têm muito em comum, já que acontecem entre pessoas, e pessoas têm características, emoções e atitudes semelhantes onde quer que estejam. Mas, claro, dependendo do tipo de grupo no qual nos encontramos, há aspectos diferentes nas relações. No ambiente profissional não se deve agir exatamente como em família, e por aí vai.
            Uma grande maioria das pessoas trabalha principalmente porque precisa do dinheiro para custear sua vida e de sua família. Sendo assim, em princípio, as relações entre as pessoas no ambiente de trabalho seriam primeira e idealmente profissionais, acontecendo de forma harmônica para que todas as funções se complementassem e isso levasse a um objetivo maior - a boa realização das tarefas da empresa onde trabalham. Mas nós somos seres humanos e as relações naturalmente não se limitam ao aspecto profissional. Não somos robôs nem engrenagens numa máquina que trabalham em harmonia só para produzir bem. Criamos amizades, inimizades, afetos e desafetos no ambiente de trabalho, onde entram em cena egos, solidariedade, inveja, amizade, o melhor e o pior do ser humano.
Só que esses nossos sentimentos e personalidades, no convívio do dia a dia do trabalho, não têm de ser expostos da mesma forma que na família ou num
grupo de amigos, mesmo que trabalhemos com amigos.

            O grande lance é saber que no trabalho precisamos ter um tato, uma sensibilidade maior para perceber que há fatores diferentes envolvidos, próprios desse tipo de relação. Não é de bom tom que no serviço nos expressemos como se estivéssemos com a família em casa, por exemplo, sem uma maior preocupação no uso das palavras. Usar o bom-senso e lembrar que ali você é um profissional falando com outro é vital para que o relacionamento entre vocês continue da melhor forma possível.
            Um aspecto que deve permear as relações humanas, não só no trabalho, deve ser o respeito. Pensando no ambiente profissional, o respeito é fator fundamental para que as relações entre as pessoas existam de maneira positiva. Não precisamos ser amigos de todos que trabalham conosco, mas precisamos respeitá-los e por eles ser respeitados, sejam subordinados ou superiores.
Todo ser humano merece respeito. Seja nas brincadeiras, seja no convívio diário, seja num momento de algum tipo de conflito, perder o respeito pelo outro nesse tipo de meio põe em risco muita coisa: o bom ambiente, a carreira, o emprego. Tem-se muito a perder com a falta de respeito e polidez no serviço. Uma grosseria ou brincadeira inoportuna pode marcá-lo para sempre naquele ambiente.
Esse texto tem o objetivo de propor uma reflexão de todos sobre a importância do respeito para conosco e para com os outros no ambiente de trabalho. Com isso, ganhamos não só profissionalmente, mas em qualidade de vida em geral, que é o que realmente importa.

Baseado no texto de Marcus Vinícius P. Oliveira - Psicólogo organizacional, palestrante e consultor de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar.