segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PDCA - Onde as empresas erram?


O Ciclo PDCA é um método gerencial e sistêmico para tomada de decisões. Foi de envolvido pelo estatístico W. Shewhart na década de 30 e popularizado por E. Deming no Japão na década de 50.
 
Sua denominação vem das iniciais  P, de Plan – Planejar; D, de Do – Fazer, executar; C, de Check – Checar, verificar; A, de Act –Agir. Ele é representado por um círculo onde cada quadrante representa uma atividade gerencial para a busca de melhorias. Assim, o PDCA é a base da melhoria contínua. 

Apesar de sua simplicidade, as empresas enfrentam dificuldades para rodar o PDCA. No vídeo apresentado, Vicente Falconi faz uma esplanação sobre os principais problemas que as empresas enfrentam na aplicação do Ciclo PDCA nos seus processos.



Vicente Falconi é um dos mais respeitados consultores de administração do Brasil. Engenheiro civil, M.Sc. e Ph.D em Engenharia pela Colorado School of Mines. Trabalhou durante muitos anos com os japoneses da Union of Japanese Scientistis and Engineers (JUSE), é  sócio fundador e consultor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial – INDG e escritor consagrado de livros na área de Gestão Empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar.